sábado, 7 de outubro de 2017

SOBRE O CORTE DO RU PARA OS PÓS-DOCS

Na última sexta-feira, a APG, junto com dois pós-docs, reuniu-se com a Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Professora Suzi Alves Camey. A pauta foi única: explicações sobre o corte do subsídio ao RU para os pós-docs.

Desde 11 de setembro, a Reitoria da UFRGS acatou uma decisão da Controladoria Geral da União, de cortar o subsídio ao Restaurante Universitário para servidores e terceirizados, alegando duplo benefício (mesmo que em alguns casos, o subsídio seja apenas Vale Alimentação de cerca de R$ 150,00).

Questionamos o porquê desse corte ter sido aplicado aos pós-docs, visto que esses, assim como mestrandos e doutorandos, não recebem nenhum tipo de benefício como vale refeição, vale alimentação, vale transporte, férias, décimo terceiro, insalubridade, etc. Além disso, muitos atuam de maneira voluntária e sequer bolsa recebem.

Suzi foi taxativa ao responder que a decisão de cortar o RU dos pós-docs foi tomada pelo gabinete do reitor, sem ter qualquer relação com a recomendação da CGU (unilateral e autoritária!). Continuou dizendo que as bolsas, tanto de pós-doc como de pós-graduação são muito altas, que concorda plenamente com o corte, e mais: QUE É QUESTÃO DE TEMPO ATÉ QUE ELE SE EXTENDA AOS ALUNOS DE MESTRADO E DOUTORADO.

Ao ser questionada se sabia que o valor real das bolsas hoje é de quase metade do que era em 1995, Suzi disse que isso é normal e "tá acontecendo com todo mundo". Suzi recebe, de salário bruto, quase R$23.000.

Externamente, a Reitoria faz uma propaganda bonita sobre excelência, comemorando os resultados da avaliação da CAPES. Pelas costas, ela arranca comida da boca daqueles e daquelas que constroem a tal "excelência": os alunos.

Alunos estes, que assim como servidores técnico-administrativos, tem sua voz desrespeitada a cada dia que passa sob a gestão atual, visto que ela não recebeu a maioria dos votos, não sendo eleita democraticamente.

Com a retirada de direitos dos pós-docs e a AMEAÇA da pró-reitora em relação aos direitos de mestrandos e doutorandos, se faz cada vez mais necessário que a pós-graduação se mantenha unida e organizada, lutando por uma Universidade melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário