segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Pós-Graduandos da UFRGS realizam ato contra contratação de “professores terceirizados"



   No dia 2 de outubro, pós-graduandos da UFRGS foram até a sala de Jorge Guimarães, presidente da CAPES, no Campus do Vale da UFRGS, onde ele é professor. O objetivo dos estudantes nesse ato, que contou com o apoio da Associação de Pós-Graduandos da UFRGS, foi pedir esclarecimentos e protestar contra sua declaração de que a CAPES criaria em breve uma Organização Social para contratar professores terceirizados nas universidades federais.

A Carta Aberta foi colada na porta do laboratório do prof. Jorge Guimarães.

   Em 22 de setembro passado, o presidente da CAPES anúncio para uma plateia de mais de 3.000 pessoas em um evento no Rio de Janeiro que o Ministério de Ciência e Tecnologia, e o Ministério da Educação autorizaram a agência governamental à criar uma Organização Social (OS). 

   Segundo Jorge Guimarães, o objetivo dessa OS é contratar professores e pesquisadores para as universidades federais sem concurso público e fora do Regime Jurídico Único. A APG-UFRGS, junto com mais de uma dezena de associações de pós-graduandos e entidades sindicais lançou uma Carta Aberta ao Presidente da CAPES onde se posiciona contrária a proposta.

Pós-graduandos dirigem-se para confeccionar faixa de protesto.


No documento assinado pela seção sindical do ANDES-SN da UFRGS e mais de uma dezena de entidades e centenas de pessoas, explicita-se que com a OS será criado o cargo de professor terceirizado nas universidades federais Logo, essa proposta deve restringir a abertura de novos concursos públicos para professores e constituindo-se em um ataque a carreira docente no ensino federal. O ANDES e o PROIFES já se pronunciaram contra a proposta, bem como Associações de Pós-Graduandos da USP e UNESP.


   Assine a Carta Aberta a Jorge Guimarães aqui, o documento é aberto a adesões pessoais e de entidades. As APGs signatárias afirma que vão tentar entregar o documento pessoal para Jorge Guimarães e exigir dele a retirada imediata dessa proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário